Preconceito Encoberto

18/04/2014 17:51







Hoje em dia o preconceito está muito menor em relação a anos atrás... ou será que está encoberto? Hoje há oportunidades para todo tipo de pessoas, e a liberdade é um direito de todos, ou seja, todas as pessoas têm o poder de escolher ser o que quiserem.

Mas do que adianta o direito de liberdade e as oportunidades se o preconceito ainda existe? Quando falamos de "combate ao preconceito", não estamos falando de botar na cadeia preconceituosos como fazem certos grupos, nós não queremos que seja criado leis que condenam tal ato, queremos respeito. Criar papel dizendo o que não se pode fazer é muito fácil.



Liberdade de Expressão

Antigamente era muito difícil defender uma opinião ou professar uma fé. Num país onde a religião católica reinava, mal podia falar em outra religião, o preconceito era muito mais "aflorado" naquele tempo. Passado algumas revoluções, veio o modernismo. Como o Brasil se tornou república, todos se sentiram no direito de viverem da forma que bem entenderem... mas o preconceito ainda estava encoberto. Passaram anos e anos até que os missionários de outras religiões pudessem entrar e sair vivos daqui. O preconceito sempre existiu, liberdade de expressão nada mais é do que um tapete para escondê-lo. Mas, mesmo assim, hoje eu tenho total liberdade de expressar minhas opiniões na escola, trabalho, na rua, ou no lugar que eu quiser [sqn]. Comparando com antigamente, a mudança é visível, se no tempo da dominância católica eu dissesse ser evangélico, certamente eu iria ter uma viajem com tudo pago para Portugal [ :D ] isso mesmo! Pra ser queimado em praça pública. O que eu quis dizer com "preconceito aflorado"? Ora, antes isso era estampado na cara de todos, não ligavam se a população era favorável ou não. Hoje digo que o preconceito ainda é o mesmo, mas a diferença é que todos conseguem esconder bem [sqn]. Do que adianta essa liberdade toda se não somos respeitados verdadeiramente? A TV, por exemplo, abre as portas para a música gospel, parabéns por isso! mas vemos que muitos torcem o nariz. Queremos nos expressar? sim! Queremos direitos, mas além disso queremos respeito.



Preconceito Religioso


É uma vergonha falar de preconceito religioso num país onde há várias culturas diferentes, num país onde se tem essa "misturega" (no bom sentido) é incrível ver que o preconceito ainda existe. Podemos sair de casa em casa que veremos o quanto é diversificada a nossa cultura. Mas não adianta um país ser tão diferente de sí mesmo, se não aceitamos uns aos outros! Devemos fazer como uma família onde todos se amam, onde um aceita ao outro incondicionalmente. Eu defendo sim o debate, o questionamento, mas não o preconceito. Acredito eu, que, debatendo, vamos conhecer o irmão de verdade, só assim vamos conhecer maneiras diferentes de pensar. A religião deveria ser um direito de escolha, mas a mídia e toda a sociedade impõe uma cultura que obriga a qualquer um seguir o seu bando (ou a maioria), caso contrário ele não é mais aceito entre eles. Vejo muitas vezes isso, uma pessoa de uma determinada religião, muda de ideologia e é rejeitada pelos outros.

Que venhamos amar ao próximo sem preconceito, ame o seu irmão como a ti mesmo, que o respeito venha acima do direito e que todos venhamos ser livres pela graça de Jesus. Vamos nos abrir para a humildade para que nós possamos reconhecer que todos somos iguais. Que Deus te abençoe!

Comentários

Mais acessados da semana: